
Uma das papeleiras sobreviventes (foto: Felipe Almeida / Botafogo RJ)
Onde estão as lixeiras de Botafogo? Aliás, onde estão as lixeiras do Rio de Janeiro? Eu ando quarteirões em busca de uma “laranjinha” e pelo caminho vou encontrando os postes vazios.
Fui buscar informações e descobri que o nome da tal lixeira laranja é na verdade “papeleira”. Não me recordo o ano em que elas foram implantadas (busquei e não encontrei, se você souber ficarei grato se me informar), talvez anos 90, mas lembro que todas as ruas tinham uma. O esforço fazia parte de um movimento de reeducação que envolvia campanhas e até multa. Sim, a população jogava o lixo em um lugar inusitado… o chão.
Mas de lá pra cá as papeleiras tem sumido. Primeiro lentamente e nos últimos anos rapidamente.
O ex-prefeito Marcelo Crivella disse certa vez que é impressionante o número de latas de lixo perdidas todos os dias na cidade; seja pelo vandalismo, seja por moradores que (acreditem) as roubam para usar como baldes de gelo
A Comlurb faz reposições regulares, mas são claramente insuficientes. Segundo ela, de 500 a 600 papeleiras são danificadas mensalmente – cada uma, se preservada, pode durar até 5 anos.
O site da Prefeitura diz que no início deste ano foram feitas reposições e instalações de novas papeleiras em diversos pontos da cidade, incluindo Botafogo. Eu não percebi essas “reposições e instalações”, mas posso apenas não ter visto. Você viu?
Novo modelo
Em 2019 a Comlurb instalou 21 papeleiras de um novo modelo no Méier, na zona norte. O equipamento, mais resistente e fixo, inibiria o vandalismo e o furto, que são fatores responsáveis por até 25% da perda das papeleiras da cidade. Elas são maiores, com 1m altura e 40cm de profundidade, cabendo o dobro de resíduos das papeleiras atuais.
São feitas com chapas galvanizadas e emborrachadas a partir da reutilização de sobras e chumbadas no chão para não serem removidas. Somente o gari, com uma chave própria, consegue abrir o equipamento e retirar o cesto interno para remoção dos resíduos.
Aparentemente o projeto não avançou.
Pedido de instalação online
A Prefeitura mantém uma página na internet, que pelo que entendi é em parceria com a Comlurb, onde os usuários podem solicitar a instalação de uma papeleira mediante “análise de viabilidade”. O prazo é de 5 dias. Pois bem, fiz o pedido no dia 10/05 e fiz a solicitação para a minha rua, onde, no trecho em que moro, nada menos do que 4 papeleiras sumiram e nunca foram repostas. Tá aí o status do meu pedido, retirado hoje do site.

Status do meu pedido da “instalação de papeleira”.
Até hoje, 15 dias depois, não recebi retorno ou providência.
Vou continuar aguardando.