Pasmado ganha trilha rústica

Moirante do Pasmado - Botafogo RJ

O Mirante do Pasmado tem vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar (foto: Cristina Costa)

Há pouco menos de um mês, o Mirante do Pasmado, localizado no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo, recebeu uma pequena trilha rústica – com escadas, pontes e corrimãos – que dá acesso a um refúgio verde com vista para alguns dos principais cartões postais do Rio: Praia de Botafogo, Pão de Açúcar e Corcovado.

A caminhada, que dura apenas 10 minutos, é uma boa opção para ir com crianças. A entrada da trilha fica ao lado de uma pequena edificação (uma casinha acinzentada) localizada à direita da rampa principal de acesso ao parque, no Viaduto Oscar Shindler. Lá, é possível ver o primeiro corrimão, todo feito de madeira de reflorestamento. Logo à frente surgem várias espécies de árvores características do local, como a sapucaia, carrapeta e figueira, misturadas a espécies exóticas, entre elas o flamboyant e o abiu. A fauna é limitada a pequenas aves, como sabiás, maritacas e, por vezes, o papagaio do mangue.

No ponto alto da trilha o visitante tem a possibilidade de parar, sentar e admirar a paisagem cinematográfica do Pão de Açúcar. Um momento de relaxamento em meio ao verde para esquecer um pouco da pandemia que nos aflige.

O fim do trajeto é circundado pelo Memorial do Holocausto, obra inaugurada em dezembro do ano passado, mas ainda fechada para visitação. Um segurança do museu é sempre visto no local durante o dia. Ali há também um quiosque para um descanso com direito a uma água de coco saboreada com as bênçãos do Cristo Redentor.

Sinalização

Em breve, a trilha receberá sinalização, novos bancos de material reciclável e um totem que contará a história do Morro do Pasmado desde a época que o local abrigava uma favela (1965), removida para a implantação do mirante. A informação é do engenheiro florestal responsável pelo projeto, Salvador Sá.

“Há várias coisas ainda para serem melhoradas, mas já estamos bastante felizes com o resultado. Quem passa pelo parque, hoje, vê uma diferença incrível ao que era antes, quando havia grande quantidade de lixo no local”, observa. A trilha é parte das medidas compensatórias ambientais pelas obras do memorial. O trabalho é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Carro

O acesso ao Morro do Pasmado também pode ser feito de carro ou pé pela rampa de acesso que leva até o quiosque. Não precisa pagar para entrar. A estação de metrô mais perto é a Botafogo Coca-Cola.

 

Cris Costa

Além de escrever para o Botafogo RJ, Cris Costa posta regularmente em seu perfil @viverbotafogo.

Postagens do autor
Escreva um comentário